Em comunicado enviado à comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Cofina esclarece que este exercício do direito de opção compra das 333.000 ações (3,50Euro de valor nominal) de que é titular no capital social da VASP -- Distribuidora de Publicações está dependente da não oposição da Autoridade da Concorrência.
O preço de exercício efetivo do direito de opção de compra é de 4.500.000 euros e deverá ser pago no prazo máximo de 30 dias a contar da notificação de não oposição da Autoridade da Concorrência (AdC), acrescenta a nota.
No início do mês, a Palavras de Prestígio notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição do controlo exclusivo da distribuidora de publicações VASP, através da opção de compra das ações atualmente detidas pela Cofina.
A Palavras de Prestígio é detida e controlada pelo grupo empresarial português Bel - de Marco Galinha -, presente em várias áreas de negócio e setores, nomeadamente na distribuição e 'vending' de produtos de tabaco, indústria aeronáutica e aeroespacial, inovação, tecnologia e comunicação, 'green transportation', imobiliário e mobiliário.
Em 12 de maio de 2021, a AdC adotou uma decisão de 'inaplicabilidade' quanto à compra do controlo conjunto da VASP pelo grupo Bel e pela Cofina Media, por não configurar uma concentração de empresas, não se encontrando, por isso, abrangida pela obrigação de notificação prévia.
A Cofina exerceu o direito de preferência para adquirir à Impresa 16,67% do capital da Vasp, por 1,05 milhões de euros, passando o grupo de Paulo Fernandes a controlar 50% do capital da empresa distribuidora de publicações, ficando os restantes 50% nas mãos da Global Media e da Páginas Civilizadas.
Além disso, em 20 de julho, quando a Media Capital anunciou uma oferta vinculativa para a compra da totalidade das ações da Cofina Media, com o valor de aquisição livre de ónus e encargos de 80 milhões de euros, um dos pressupostos da transação proposta era que, "à data do 'closing', as seguintes participações detidas" pela Cofina tenham sido alienadas ('carve out'): ações correspondentes a 50% do capital social da Vasp -- Distribuidora de Publicações, S.A.; e ações correspondentes a 50% do capital social da Mercados Globais - Publicação de Conteúdos.
Leia Também: Empresa de Marco Galinha notifica AdC sobre controlo da Vasp