Se vai viajar, leve consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). A recomendação é do Instituto da Segurança Social (ISS), que lembra que este "permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 27 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Reino Unido e Suíça, beneficiar de assistência médica durante a sua estada temporária em qualquer um dos Estados aderentes".
"O CESD não constitui uma alternativa a um seguro de viagem, nem abrange as situações em que a pessoa segurada se desloca a outro Estado com o objetivo de receber tratamento médico", adianta, contudo, o ISS.
E mais: "O cartão é pessoal e intransmissível, de modelo único e gratuito, comum a todos os estados aderentes e tem um prazo de validade de três anos, renovável. Uma vez que o cartão é individual, cada membro da família da pessoa segurada deve ter o seu cartão".
"Em caso de impossibilidade de emissão atempada do CESD, o Serviço de Atendimento do ISS, IP, poderá entregar ao beneficiário da Segurança Social, um certificado provisório de substituição, que garante os mesmos benefícios do cartão", pode ainda ler-se.
Onde pedir?
O Cartão Europeu do Seguro de Doença pode ser pedido através:
- Segurança Social Direta > menu Doença > Obter Cartão Europeu de Seguro de Doença;
- Linha Segurança Social, 210 545 400 ou 300 502 502, com autenticação através do código que se obtém na Segurança Social Direta, no menu Contactos com a Segurança Social > Código de acesso ao atendimento telefónico;
- E-mail da Segurança Social Direta, menu Contactos com a Segurança Social > Formulário de contacto
- Atendimento presencial.
Mais informações aqui.
𝐕𝐚𝐢 𝐯𝐢𝐚𝐣𝐚𝐫? 𝐋𝐞𝐯𝐞 𝐨 𝐂𝐚𝐫𝐭ã𝐨 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐮 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐨 𝐃𝐨𝐞𝐧ç𝐚 que lhe permite receber assistência médica numa estada num país da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Reino Unido e Suíça.
— Instituto da Segurança Social (@seg_social_pt) August 8, 2023
https://t.co/ZaREPl6yAk#segurançasocial #CESD #viajar #saude pic.twitter.com/8q2A2PosQ5
Leia Também: Qual o seu escalão do abono de família? Obtenha a declaração aqui