Portugal entre países da UE que registaram subida do PIB

Portugal foi um dos 21 Estados-membros da União Europeia (UE) que reduziu emissões poluentes no primeiro trimestre de 2023, embora menos que os restantes, enquanto conseguiu aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), divulgou hoje o Eurostat.

Notícia

© iStock

Lusa
16/08/2023 12:36 ‧ 16/08/2023 por Lusa

Economia

União Europeia

Números do serviço estatístico da UE revelam que nos primeiros três meses deste ano, em comparação com igual período de 2022, Portugal reduziu em 0,11% as emissões de gases com efeito de estufa com peso na economia, embora sendo o país comunitário com menor decréscimo anual entre os que registaram reduções.

Relacionando a aposta climática com a economia europeia, os dados do Eurostat apontam que, "dos 21 países da UE que diminuíram as suas emissões, apenas seis diminuíram também o seu PIB - Chéquia, Estónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria e Polónia -, o que significa que 15 países da UE - Portugal, Croácia, Bélgica, Malta, França, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Roménia, Itália, Chipre, Grécia, Eslovénia e Bulgária - conseguiram diminuir as emissões e aumentar o seu PIB".

Neste primeiro trimestre de 2023, as emissões poluentes com peso na economia diminuíram em quase toda a UE em comparação com o período homólogo de 2022, exceto na Irlanda (+9,1%), na Letónia (+7,5%), na Eslováquia (+1,9%), na Dinamarca (+1,7%), na Suécia (+1,6%) e na Finlândia (0,3%), sendo que as maiores reduções de gases com efeito de estufa foram registadas na Bulgária (-15,2%), na Estónia (-14,7%) e na Eslovénia (-9,6%).

No conjunto da UE, entre janeiro e março deste ano, as emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com a economia da UE totalizaram 941 milhões de toneladas de equivalente de dióxido de carbono, uma diminuição de 2,9% em comparação com o mesmo trimestre de 2022.

O Eurostat realça ainda que "esta diminuição ocorreu em simultâneo com um aumento de 1,2% do PIB da UE no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo trimestre de 2022".

Nestes primeiros três meses do ano, os setores económicos responsáveis pela maior parte das emissões poluentes foram as famílias (24%), a indústria transformadora (20%), o fornecimento de eletricidade e gás (19%), a agricultura (13%), seguidos do transporte e armazenamento (10%).

Leia Também: PIB da zona euro cresce 0,6% (e fica abaixo da subida portuguesa)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas