"Uma vida dedicada ao país". Marcelo lamenta morte de Teodora Cardoso

A economista morreu, este sábado, aos 81 anos.

Notícia

© Getty

Notícias ao Minuto com Lusa
09/09/2023 22:27 ‧ 09/09/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, este sábado, a morte da economista Teodora Cardoso, que levou uma "vida dedicada ao país com elevado sentido de missão e plena dedicação à causa pública".

"O Presidente da República lamenta a morte de Teodora Cardoso, economista reconhecida e respeitada com uma vida dedicada ao país com elevado sentido de missão e plena dedicação à causa pública, nos anos mais recentes com relevância nas finanças públicas”, lê-se numa nota no site da Presidência de República, que acrescenta que o chefe de Estado "apresenta aos familiares e amigos mais próximos as mais sentidas condolências”.

A nota lembra ainda que "pelo relevante serviço a Portugal, o Presidente da República, em 2019, agraciou a Dra. Teodora Cardoso com a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique”.

Sublinhe-se que Teodora Cardoso ingressou no Banco de Portugal em 1973, como técnica do Departamento de Estatística e Estudos Económicos, que veio a dirigir. Em junho de 2008 foi nomeada para o Conselho de Administração, onde permaneceu até fevereiro de 2012.

Saiu para ser a primeira presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), função que desempenhou até março de 2019, mantendo sempre a ligação ao Banco de Portugal.

Nascida em Estremoz, licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Teodora Cardoso morreu hoje em Lisboa aos 81 anos, disse à Lusa fonte do Banco de Portugal.

Leia Também: BdP evoca "brilhante percurso" de cinco décadas de Teodora Cardoso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas