Segundo um comunicado de imprensa, a Comissão oferecerá "assistência técnica para as ajudar a explorar o seu potencial de atração, retenção e desenvolvimento de talentos".
O convite é endereçado a "todas as regiões da UE que registam um declínio acelerado da sua população em idade ativa e baixos níveis de ensino superior", tendo sido criado um mecanismo para promover os talentos destinado a ajudar as zonas afetadas.
No atual contexto de disparidades territoriais crescentes e de um fosso cada vez maior entre as zonas urbanas e as rurais, várias regiões da UE são gravemente afetadas pela diminuição da população em idade ativa, com a perda de 3,5 milhões de pessoas entre 2015 e 2020 na UE.
Algumas destas regiões enfrentam também uma baixa percentagem de licenciados universitários e do ensino superior e uma mobilidade negativa da sua população com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos.
O convite para apresentação de candidaturas abrange 46 regiões da Alemanha, Bulgária, Croácia, França, Grécia, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.
Leia Também: Éter. MP pede condenação de ex-presidente da Turismo do Porto e Norte