Parlamento Europeu aprova reforço de autonomia em matérias-primas

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o reforço do fornecimento de matérias-primas estratégias, que são essenciais para os 27 da União Europeia (UE) concretizarem a transição ecológica e sustentável que planearam.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/09/2023 16:26 ‧ 14/09/2023 por Lusa

Economia

Parlamento Europeu

A posição do PE é, essencialmente, um incentivo para a Comissão Europeia e o Conselho Europeu avançarem com este reforço de matérias-primas.

Em comunicado, os eurodeputados referiram que com a legislação própria a UE vai ser "mais competitiva e autónoma" nesta matéria: "[A regulamentação] reduzirá a burocracia, promoverá a inovação ao longo de toda a cadeia de valor, apoiará as pequenas e médias empresas [PME] e impulsionará a investigação e o desenvolvimento de materiais alternativos."

Em simultâneo, o Parlamento Europeu quer que estejam regulamentados "métodos de extração e de produção mais respeitadores do ambiente".

Só assim os 27 poderão concretizar para a transição ecológica que a Comissão Europeia tem defendido como crítica.

"Os eurodeputados salientam a importância de assegurar parcerias estratégias entre a UE e países terceiros em mateira de matérias-primas críticas, para diversificar a oferta da UE e com benefícios para todas as partes", acrescentaram.

O PE quer "abrir caminho a parcerias a longe prazo, com transparência de conhecimentos e de tecnologias" e fazer com que a extração seja o mais ecológica possível.

Leia Também: PE defende direitos humanos na Guatemala, Azerbaijão e Bangladesh

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas