O primeiro-ministro, António Costa, considerou, esta quarta-feira, que as agendas mobilizadoras são "o programa mais transformador" do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), destacando ainda que Portugal "está a mudar".
Note-se que o programa apoia projetos apresentados por consórcios entre empresas e entidades científicas e tecnológicas.
"As Agendas Mobilizadoras são o programa mais transformador do PRR, aproximando as empresas do sistema científico e tecnológico, com novos produtos e serviços a acrescentar valor à nossa economia. Este dia foi um tónico motivador para a nossa confiança. Portugal está a mudar", começou por escrever Costa numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), no dia em que se encontra em Leiria no âmbito da iniciativa 'Governo Mais Próximo'.
"Leiria tem tido uma expansão impressionante do seu tecido empresarial, contribuindo para o aumento das exportações e a criação de emprego. Também por isso, decorreu aqui o 1.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras – parcerias que transformam verdadeiramente a economia", apontou.
Costa lembrou que o Executivo estará naquele distrito "durante dois dias", com o 'Governo mais próximo' "do país e das pessoas". "Mais próximo dos problemas mas também mais próximo das soluções. Este distrito é um dos maiores motores da economia portuguesa", rematou.
Para amanhã, quinta-feira, o 'Governo Mais Próximo' volta a fazer um Conselho de Ministros descentralizado.
A iniciativa foi criada em 2020 e voltou no ano passado depois de uma interrupção provocada pela pandemia. Évora, Setúbal, Braga, Faro e Castelo Branco foram os últimos distritos a receber o Governo.
As Agendas Mobilizadoras são o programa mais transformador do #PRR, aproximando as empresas do sistema científico e tecnológico, com novos produtos e serviços a acrescentar valor à nossa economia. Este dia foi um tónico motivador para a nossa confiança. #Portugal está a mudar. pic.twitter.com/vzWaxMI34q
— António Costa (@antoniocostapm) September 20, 2023
Leia Também: Aprovada audição a João Costa sobre recuperação das aprendizagens