A crise do alojamento para os estudantes universitários não dá tréguas e até há anúncios do que parecem ser consultórios médicos (mais ou menos) transformados para dar lugar a quartos - sim, leu bem. Um quarto duplo custa 650 euros e um singular custa 500 euros por mês.
Segundo o anúncio publicado na plataforma idealista, trata-se de 'apartamento' que parecia ser um consultório médico, a julgar pelas fotos - confira-as na galeria acima. Podem ver-se marquesas, cacifos, cadeiras de sala de espera e armários de arquivos.
Este alojamento localiza-se em em Pontinha e Famões, que pertence a Odivelas (distrito de Lisboa).
O senhorio deste estabelecimento procura estudantes com "mais de 18 anos", "rapaz ou rapariga, tanto faz", que seja estudante e com uma "estadia mínima de seis meses ou mais".
Vale lembrar que o primeiro-ministro afirmou, na semana passada, que "dê por onde der" a oferta pública de alojamento estudantil tem que duplicar até 2026 e reconheceu que o "maior desafio" que se coloca no acesso ao Ensino Superior é o custo da habitação.
Na mesma altura, perante centenas de estudantes, António Costa reconheceu as dificuldades dos jovens no acesso às universidades: "Temos bem consciência que hoje o maior desafio que se coloca no acesso ao Ensino Superior não é a propina que se paga, mas é mesmo para os estudantes deslocados, o custo dos quartos e do alojamento estudantil", afirmou.
Leia Também: Habitação volta hoje ao Conselho de Ministros e ao Parlamento