O economista João Duque acredita que o Banco Central Europeu (BCE) não vai subir as taxas de juro esta semana, considerando que só agora é que as famílias estão a sentir o verdadeiro impacto da restrição da política monetária, que começou a ser implementada há cerca de um ano.
"Francamente, não acredito", disse João Duque, em declarações à SIC Notícias, quando questionado sobre se prevê um novo aumento das taxas de juro por parte do BCE já esta semana.
E explicou: "E não acredito porque para haver uma subida das taxas de juro teríamos de ter um comportamento do crescimento da economia e do preços muito desfavorável. Não acredito. Neste momento, a evolução dos preços na Europa está a evoluir razoavelmente bem".
O economista lembrou que "o tempo que os efeitos demoram a fazer-se sentir na economia é dilatado, tipicamente demora entre um ano, um ano e meio", apontou, lembrando que os primeiros aumentos das taxas do BCE começaram a ser implementados há cerca de um ano.
"Ainda estamos a fazer um ano desde que estamos a fazer contas àquilo que foram os aumentos das taxas de juro. Só agora é que as famílias vão começar a sentir o efeito das subidas das taxas de juro, do aumento das dificuldades e da descida do poder de compra com muita visibilidade", afirmou.
Vale recordar que o conselho do BCE aprovou na reunião de setembro, por uma sólida maioria, aumentar as taxas em 0,25 pontos, para 4,5%, porque continua preocupado com a inflação e com possíveis impactos nos preços da energia.
Leia Também: BCE subiu com sólida maioria taxas de juro em setembro