"Garanta boas compras e finte as fraudes" na Black Friday, diz a DECO Proteste, apelando a que os consumidores utilizem um semáforo que funciona como um comparador de preços - e ao qual pode aceder aqui.
"A ferramenta comparar preços ajuda a perceber se os descontos anunciados em épocas como a Black Friday ou a Cyber Monday são boas oportunidades de compra. Esta ferramenta de pesquisa regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online, para aconselhar ou não a sua compra", pode ler-se num comunicado da organização de defesa do consumidor.
Depois, "basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou, mais simples ainda, inserir na caixa 'Pesquisa pelo URL' o link completo do produto tal como surge na loja online".
O resultado devolvido é um "semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no histórico de preços dos últimos 21 dias":
- verde, caso se trate de um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada;
- amarelo, para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 21 dias precedentes;
- vermelho, quando a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve mais baixo.
"O veredicto surge acompanhado por informação sobre a evolução dos preços registada nos últimos sete dias, um mês e três meses. Se um produto tiver sido lançado ou relançado recentemente, ou caso tenha havido alteração dos códigos associados ao produto, ou ainda se determinada categoria de produtos não constar da base de dados da DECO Proteste, a ferramenta informa que a pesquisa não devolveu resultados", pode ler-se.
Leia Também: Registo de trabalhadores do serviço doméstico pode ser feito online