O Abanca anunciou, esta quarta-feira, a compra de 100% do capital do EuroBic por um valor não divulgado. Com este negócio, o Abanca revela que "triplica a sua presença no país e torna-se o oitavo maior banco em Portugal".
"O ABanca acordou a compra de 100% do capital do EuroBic com os acionistas do banco português. O acordo de compra, alcançado após a conclusão da correspondente due diligence, está sujeito, como acontece neste tipo de transações, à autorização das autoridades competentes", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
O Abanca assegura que o "Banco de Portugal tem vindo a acompanhar a transação, tendo sido informado em pormenor dos seus termos".
"Com esta operação, o banco reforça significativamente a sua presença em Portugal e torna-se o oitavo maior banco do país", pode ler-se na mesma nota.
"Esta operação permite-nos otimizar a presença do Abanca em Portugal e proporciona-nos um elevado grau de complementaridade em termos estratégicos. A operação trará sinergias claras em termos de receitas, um maior desenvolvimento na banca universal, um potencial de crescimento em fora do balanço e seguros, e um forte posicionamento no negócio de meios de pagamento", afirma Francisco Botas, CEO do Abanca, citado no mesmo comunicado.
A operação representará 9,5% dos ativos totais do Abanca, 10,1% dos seus empréstimos, 10,5% dos seus depósitos e 15,1% das receitas.
A conclusão da transação está prevista para junho de 2024, segundo a instituição bancária.
Leia Também: PS propõe que empresas também possam fixar prestações dos créditos