O grupo disse que estava a "implementar uma unidade em Portugal que tem por base um centro global de excelência e um laboratório de I&D que será o 'showcase' [montra] para clientes de toda a Europa", adiantou.
Esta nova unidade, sediada no Porto e com abertura prevista para o primeiro semestre de 2024, "vai apoiar ambos os segmentos de negócio da Elementis -- Cuidados Pessoais e Especialidades de Desempenho, reforçando também a atual capacidade de I&D dos laboratórios da empresa na Ásia e no continente americano", referiu.
De acordo com a mesma nota, "para a concretização deste projeto, a empresa está a implementar um plano de recrutamento que envolverá a contratação de 100 colaboradores altamente qualificados" até ao final de 2024.
Assim, até ao fim do próximo ano, "a Elementis tem uma previsão de investimento em Portugal de até três milhões de euros para abertura da nova unidade, além do investimento anual previsto de cerca de seis milhões de euros em pessoas, instalações e laboratórios", adiantou o grupo.
Os colaboradores sedeados no Porto irão trabalhar "com as equipas da Elementis localizadas na Europa e continente americano, mas algumas das funções terão uma abrangência global", indicou.
Na mesma nota, a empresa explicou que "as razões para a escolha do Porto foram, sobretudo, a alta qualidade dos talentos disponíveis, o ambiente de negócios benéfico para os objetivos da Elementis e as infraestruturas disponíveis na cidade", destacando que "o fuso horário de Portugal é o ideal para atender às necessidades dos clientes e das outras localizações da empresa no continente americano e na Europa".
A Elementis conta com cerca de 1.300 colaboradores em 23 localizações em todo o mundo, incluindo 17 fábricas. O grupo faturou, no ano passado, 377 milhões de dólares (344,4 milhões de euros).
Leia Também: Paris aumenta o preço do metro e comboios durante Jogos Olímpicos de 2024