Por norma, no Natal há mais consumo e isso pode significa um aumento das despesas e, por consequência, colocar em causa a situação financeira de algumas famílias. Contudo, é possível contornar esta questão, através de uma gestão planeada e organizada dos gastos.
É aqui que entra a importância de um simulador do orçamento familiar, que pode ajudar a controlar melhor o dinheiro que entra no agregado familiar e aquele que sai.
"As comemorações do Natal e da Passagem de Ano podem muitas vezes significar um aumento do consumo. Organize o seu orçamento e pondere bem as suas despesas", explica o portal de literacia financeira Todos Contam.
O simulador disponibilizado pelo mesmo portal "é uma ferramenta de apoio à elaboração do orçamento familiar", que "permite calcular a diferença entre rendimentos e despesas", bem como "avaliar o peso dos encargos financeiros no total dos rendimentos (taxa de esforço)".
"Para obter resultados corretos é importante que os valores inseridos em cada rubrica sejam o mais exatos possível. Quanto mais rigorosos os dados introduzidos, mais realistas e úteis serão os resultados obtidos. Os rendimentos ou despesas cujo valor exato não é conhecido devem ser estimados e considerados pelo valor que se admite mais se aproxima do real", é explicado.
Leia Também: Doar dinheiro. Quando é que tem de declarar ao Fisco? E pagar imposto?