Alcochete deverá ser a opção recomendada pela comissão técnica independente (CTI) para a localização do novo aeroporto, avançam a SIC Notícias e a CNN Portugal. Contudo, o Observador noticia que a CTI não deverá fazer uma recomendação direta nem atribuir pontuações às várias localizações em cima da mesa.
A comissão independente que está a estudar a solução para o novo aeroporto de Lisboa apresenta, esta terça-feira, às 15h00, o relatório técnico preliminar, que será a base para uma decisão, a qual deverá ficar a cargo do novo Governo.
O Notícias ao Minuto já contactou, precisamente, fonte oficial do Executivo para tentar obter uma reação a esta informação, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Também contactado pelo Notícias ao Minuto, Acácio Pires da associação ambientalista Zero não quis comentar já esta escolha, remetendo uma reação para depois do anúncio oficial por parte da CTI.
Apesar de ainda não terem sido apresentadas oficialmente as conclusões, o relatório aponta vantagens e desvantagens em todas as localizações, mas recomenda o campo de tiro de Alcochete como o espaço para a construção do novo aeroporto de Lisboa.
O Governo incumbiu a comissão técnica independente (CTI) de analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa (Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém), mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções.
Criada no final do ano passado, a CTI, instalada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, tem como coordenadora-geral a professora Rosário Partidário e conta com uma equipa de seis coordenadores técnicos.
Após uma primeira fase de receção e análise de outras propostas, foram acrescentadas ao estudo as opções Portela + Alcochete, Portela + Pegões, Rio Frio + Poceirão e Pegões.
[Notícia atualizada às 12h52]
Leia Também: Aeroporto? Relatório sobre as localizações 'aterra' hoje (o que se sabe)