Os pedidos da pensão de sobrevivência e do subsídio por perda de familiar já podem ser feitos online, a partir desta terça-feira, através da Segurança Social Direta, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
"Este é mais um passo na revolução digital da Segurança Social para garantir mais eficácia, proximidade e rapidez nas respostas", destaca a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Para fazer o pedido, os cidadãos devem autenticar-se na Segurança Social Direta, aceder a "Pensões > Pensões e Simuladores" e clicar em "Prestações por morte", lê-se ainda.
De acordo com a nota, esta é uma das 85 medidas do 'Clic' – Plano de Transição Digital da Segurança Social, que representa "um investimento de 200 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e tem como objetivos prioritários facilitar o relacionamento dos cidadãos com a Segurança Social, eliminar burocracia e aumentar a eficácia da proteção".
Leia Também: Datas de pagamento, pensões e mais: Os 5 temas que marcam esta 2.ª-feira