Mais de oito em cada 10 portugueses (83%) acreditam que o seu nível de vida vai piorar no próximo ano, de acordo com o Eurobarómetro Especial, publicado pelo Parlamento Europeu na quarta-feira.
O mesmo relatório revela ainda que 14% 'não prevê nenhuma mudança nem impacto no seu nível de vida', enquanto 1% considera mesmo que o seu 'nível de vida melhorou'.
A maior percentagem (83%), ainda assim, corresponde aos que acreditam que o seu 'nível de vida irá diminuir no próximo ano'. Esta percentagem fica acima da média da União Europeia (UE), onde a taxa está nos 73%.
Estas conclusões resultam da seguinte questão dirigida aos inquiridos: "Muitos elementos, como as consequências da pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia e o aumento da inflação e dos preços afetam a economia global, incluindo os Estados-membros da UE. Pensando no seu nível de vida (p. ex. os bens e serviços que pode pagar), qual destas afirmações mais se aproxima da sua situação pessoal?".
Mais de 8 em cada 10 portugueses estimam que nível de vida vai piorar© Parlamento Europeu
Questionados sobre dificuldades em pagar as suas contas no final do mês, 23% respondeu que sente 'a maioria das vezes', 41% 'de vez em quando' e 36% 'quase nunca/nunca'.
A pouco menos de um ano das próximas eleições europeias, 52% dos cidadãos portugueses está interessado em participar e no resultado do sufrágio para escolher a próxima configuração do Parlamento Europeu (PE), revelou também o Eurobarómetro.
Este Eurobarómetro foi realizado entre 28 de setembro e 15 de outubro em Portugal e foram inquiridos presencialmente 1.030 cidadãos portugueses (de um total de 26.523 europeus), com idades superiores a 15 anos. O número de portugueses escolhidos para participar no inquérito foi baseado na dimensão populacional de cada Estado-membro.
Leia Também: "Poupar sem perder a magia do Natal". Seis dicas amigas da carteira