Banco de Inglaterra mantém taxa de juro em 5,25% pela 3.ª vez consecutiva

O Banco da Inglaterra manteve hoje as taxas de juros em 5,25% pela terceira vez consecutiva, depois de a entidade ter decidido anteriormente até 14 aumentos para controlar a subida da inflação.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
14/12/2023 12:26 ‧ 14/12/2023 por Lusa

Economia

Banco de Inglaterra

No final da reunião de hoje, o comité de política monetária do banco central votou por seis contra três a favor de deixar o preço do dinheiro inalterado, uma medida que era amplamente esperada pelos especialistas.

De acordo com os últimos dados oficiais, a inflação homóloga no Reino Unido atingiu 4,6% em outubro, contra 6,7% em setembro, mas continua acima do objetivo do banco, que é de 2%.

Na reunião de hoje, três dos nove membros do comité monetário votaram a favor do aumento das taxas para 5,5%.

Ao anunciar a decisão, o comité indicou que a inflação está a descer, mas ainda se mantém em níveis muito elevados.

De acordo com as suas estimativas, a inflação poderá descer durante o resto do ano e atingir o objetivo de 2% no início de 2025.

O governador do Banco, Andrew Bailey, afirmou hoje que foi percorrido "um longo caminho este ano e os sucessivos aumentos das taxas ajudaram a baixar a inflação de mais de 10% em janeiro para 4,6% em outubro, mas ainda há um longo caminho a percorrer".

"Continuaremos a acompanhar de perto os dados e a tomar as decisões necessárias para que a inflação regresse aos 2%", acrescentou.

Antes da reunião de setembro último, o banco tinha decidido 14 subidas consecutivas das taxas para conter a inflação, que atingiu níveis recorde na sequência da subida dos preços da energia devido à guerra na Ucrânia.

O banco prevê que o crescimento económico se mantenha estável no último trimestre de 2023, bem como nos primeiros trimestres do próximo ano.

O Reino Unido regista um nível de endividamento que não se via desde a década de 1960.

No final de outubro, a dívida líquida acumulada ascendia a 2,64 biliões de libras (3,00 biliões de euros), ou seja, 97,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, mais 2,4% do que no mesmo período do ano passado.

Além disso, o PIB do Reino Unido caiu em cadeia 0,3% em outubro último, depois de registar um crescimento de 0,2% no mês anterior, de acordo com dados oficiais recentemente divulgados.

Os dados revistos do PIB para o terceiro trimestre do ano (julho a setembro) não revelaram qualquer crescimento.

Leia Também: Protesto do Climáximo termina com onze ativistas detidos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas