Para este ambiente positivo contribuiu de forma decisiva a Reserva Federal (Fed), ao indicar na quarta-feira que admite baixar a taxa de juro de referência no próximo ano.
Os resultados definitivos da sessão indicam ainda que o índice tecnológico Nasdaq ganhou 0,19% e o alargado S&P500 avançou 0,26%.
A economia dos EUA tem vivido uma semana de estatísticas positivas, o que se refletiu na bolsa, em particular depois de a Fed anunciar a manutenção da taxa de juro de referência no intervalo atual, entre 5,25% e 5,5%, perante a moderação do crescimento dos preços.
A Fed deu ainda a entender que prevê baixar a taxa de juro por três vezes em 2024, o que entusiasmou os investidores.
Esta informação somou-se à baixa do desemprego em novembro e à subida em 0,3% das vendas do comércio retalhista nesse mês, segundo os dados revelados hoje pelo Departamento do Trabalho, sinal de que os gastos dos consumidores continuam fortes nesta temporada de festas de fim de ano.
"Parte da razão pela qual a situação está a correr tão bem nos mercados é que todos pressupunham que Jerome Powell (presidente da Fed) não se oporia a flexibilizar as condições monetárias" tão depressa, afirmou o diretor de investimentos em títulos de renda fixa da BlackRock, Rick Rieder, ao Wall Street Journal.
Leia Também: Wall Street negoceia em alta entusiasmada com corte de juros em 2024