O preço do açúcar mais que duplicou desde 2021 e a tendência não deve abrandar, de acordo com uma análise da XTB, enviada ao Notícias ao Minuto.
"O preço médio do açúcar na Europa situa-se, atualmente, nos 1,61€, mais de 130% acima dos valores praticados em 2021, quando o preço médio estava situado nos 0,69€. Caso a tendência atual se mantenha, este valor poderá ultrapassar até os dois euros, nomeadamente caso a produção internacional venha a sofrer uma queda significativa devido a fenómenos climatéricos adversos ou caso os custos da energia continuem a aumentar", pode ler-se.
Para entender esta subida dos preços, "é preciso recuar até 2020, quando a pandemia de covid-19 provocou um forte corte na produção mundial de açúcar".
"Desde então, a produção de açúcar na Europa tem enfrentado dificuldades para recuperar e os níveis atuais são inferiores aos registados antes da pandemia", pode ler-se.
Em causa, explica a XTB, "estão os aumentos dos custos do gás natural, uma vez que a produção de açúcar é um dos processos que mais energia consome na indústria alimentar".
"Com o aumento do gás proveniente da Rússia na sequência da invasão à Ucrânia, várias empresas europeias reduziram a produção e, consequentemente, as colheitas, devido ao elevado custo associado. Para além disso, o esforço europeu para reduzir a utilização de produtos químicos na agricultura também tem contribuído para essa diminuição. Tudo isto tem causado aumentos significativos nos custos de produção", é ainda referido.
Leia Também: ONU condena bombardeamentos do Irão contra Curdistão iraquiano