O salário mínimo nacional (SMN) tem vindo a aumentar nos últimos anos, mas Portugal ainda tem 9.º salário mínimo mais baixo em paridade de poder de compra, de acordo com dados da Pordata.
"O salário mínimo nacional tem vindo a subir, mas Portugal mantém-se entre os 10 países europeus com salário mínimo mensal mais baixo, em PPC [paridade de poder de compra]", refere a Pordata, numa publicação partilhada nas redes sociais.
A Bulgária está no fundo da tabela e a Alemanha e o Luxemburgo são os países onde o poder de compra do salário mínimo é maior, indicam os mesmos dados.
O salário mínimo nacional tem vindo a subir, mas PT mantém-se entre os 10 países europeus com salário mínimo mensal mais baixo, em PPC. A Bulgária está no fundo da tabela e a Alemanha e o Luxemburgo são os países onde o poder de compra do salário mínimo é maior.
— Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) (@ffms_pordata) January 11, 2024
De recordar que o salário mínimo aumentou para 820 euros este ano, o que significa um acréscimo de 60 euros face ao valor verificado no ano passado.
A atualização do salário mínimo nacional, recorde-se, é fixada por decreto do Governo, após ouvidos os parceiros sociais.
Leia Também: "Maior aumento de sempre". Governo recorda novo valor do salário mínimo