Montante gerido por fundos de pensões cai 11% em 2023

O montante gerido por fundos de pensões diminuiu 11% no final de 2023 face ao ano anterior, para 18.980 milhões de euros, em grande parte devido à transferência de um fundo fechado para a Caixa Geral de Aposentações, informou hoje a ASF.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
24/01/2024 11:39 ‧ 24/01/2024 por Lusa

Economia

Pensões

De acordo com os dados provisórios divulgados pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), em 31 de dezembro passado existiam 239 fundos de pensões sob gestão, menos um que no final de 2022, em consequência da extinção de cinco fundos de pensões fechados, compensada pela constituição de outros quatro (dois fundos de pensões PPR e dois fundos abertos).

No 'ranking' das entidades gestoras de fundos de pensões, e na sequência da saída do fundo fechado para a Caixa Geral de Aposentações, assistiu-se a um ajustamento das primeiras cinco posições, cuja representatividade é superior a 80%: Ageas SGFP, BPI Vida e Pensões, GNB SGFP, Futuro SGFP e SGFP do Banco de Portugal.

Segundo o regulador, no 'ranking' dos fundos de pensões, os 25 maiores fundos representam cerca de 81,5% do total dos montantes geridos, continuando a destacar-se os fundos de pensões do setor bancário.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas