O Novo Banco informou, assim, que "a Fitch Ratings Ltd atribuiu, ao novobanco, uma classificação de rating de 'Investment Grade' [patamar de investimento], com Long-Term Issuer Default Rating (IDR) de 'BBB-' com 'outlook' estável".
Além disso, "a Fitch atribuiu também um Viability Rating (VR) de 'bbb-'" ao banco.
Segundo a instituição, esta ação de 'rating' reflete o "progresso do modelo de negócio do banco suportado pelos segmentos de retalho e empresas em Portugal".
A Fitch considera que o perfil de risco do Novo Banco "apresenta melhorias significativas desde a venda à Lone Star".
Na mesma nota, o Novo Banco destacou que a agência falou do "progresso" do seu modelo de negócios e que a decisão refletiu também "uma melhoria significativa na qualidade dos ativos", "níveis de rentabilidade que se comparam favoravelmente com os pares", uma "melhoria significativa dos buffers de capital em 2023" e o "estável financiamento, juntamente com liquidez adequada".
O Novo Banco lembrou que em 28 de abril de 2023 anunciou o objetivo de atingir a notação de 'Investment Grade' a médio prazo, salientando que "o 'rating' anunciado hoje é um marco relevante para o banco, e confirma a trajetória positiva do perfil de crédito do novobanco, atingindo antecipadamente" esta meta.
O Novo Banco divulga os resultados de 2023 na sexta-feira de manhã.
Leia Também: Fitch Ratings prevê crescimento de 0,9% em Angola este ano e 1,5% em 2025