Já ouviu falar da conta 'low-cost'? A conta de serviços mínimos bancários é uma conta à ordem que permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido.
"Conhece a conta de serviços mínimos bancários? É uma conta à ordem com custos de manutenção reduzidos. Se quiser ter uma, só precisa que esta seja a sua única conta à ordem", diz o BdP, numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
De acordo com o BdP, "se detiver uma única conta de depósito à ordem, também pode convertê-la numa conta de serviços mínimos bancários".
"A disponibilização de serviços mínimos bancários é obrigatória para todas as instituições de crédito que prestem ao público os serviços incluídos nos serviços mínimos bancários, ou seja, bancos, caixas económicas, caixa central e caixas de crédito agrícola mútuo".
Quanto custa?
Segundo o BdP, as "instituições de crédito não podem cobrar pela prestação dos serviços mínimos bancários comissões, despesas ou outros encargos que, anualmente e no seu conjunto, representem um valor superior a 1% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS)".
Em 2024, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode exceder 5,09 euros (correspondente a 1% do IAS).
Veja o vídeo do BdP, se seguida, e saiba mais sobre estas contas:
Conhece a conta de serviços mínimos bancários? É uma conta à ordem com custos de manutenção reduzidos.
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) January 31, 2024
Se quiser ter uma, só precisa que esta seja a sua única conta à ordem. Veja o vídeo e descubra tudo o que precisa de saber sobre esta conta.#descodificador #bdp #smb pic.twitter.com/qORmR5UIc8
Leia Também: JMJ revitalizou Pastoral Juvenil nas dioceses portuguesas