Preço da eletricidade subiu? Veja o que pode fazer para reduzir a fatura

Fique a par das recomendações da ERSE.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/02/2024 07:24 ‧ 07/02/2024 por Notícias ao Minuto

Economia

eletricidade

Se a fatura da eletricidade veio mais 'pesada' porque o seu comercializador decidiu subir os preços, saiba que pode recorrer ao simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e encontrar uma melhor opção para si. 

"Atualmente existem muitas ofertas de vários comercializadores em mercado. A ERSE aconselha os clientes a utilizarem o simulador de preços de energia disponível no seu site para que possam escolher a melhor oferta no mercado. De acordo com os dados do simulador da ERSE, há várias ofertas mais vantajosas do que a Tarifa Regulada", revela a ERSE num folheto informativo sobre o tema. 

Este simulador - ao qual pode aceder aqui -, explica a ERSE, "permite a comparação de todas as propostas existentes no mercado para Baixa Tensão Normal, incluindo os preços do mercado regulado".

"Através do simulador pode escolher a melhor proposta, bem como a melhor opção tarifária (por exemplo bi-horária ou tarifa simples). Simule também uma opção bi-horária e veja a redução que poderá ter na fatura, face a uma opção simples", acrescenta o regulador.

Quanto ao processo, a ERSE diz que "é fácil": "O simulador permite fazer uma simulação rápida, com menos dados e recorrendo aos casos-tipo disponíveis. É também possível fazer uma simulação personalizada, para a qual tem que fornecer mais informação sobre o seu nível e perfil de consumo, obtendo assim uma simulação mais precisa". 

"Todos os dados necessários para uma simulação personalizada encontram-se na sua fatura. Se optar por uma simulação rápida fica a conhecer a ordenação das ofertas mais competitivas em cada momento para cada um dos três consumidores-tipo. Em geral, caso o seu perfil de consumo seja próximo do dos consumidores-tipo, o resultado desta simulação é bastante preciso", acrescenta a ERSE.

Leia Também: Fatura da luz. Empresas são obrigadas a comunicar aumento dos preços?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas