Os três municípios portugueses onde se consome mais água por habitante localizam-se no Algarve, de acordo com dados divulgados pela Pordata. São eles Lagoa, Loulé e Albufeira.
"Em 2021, os três municípios do país com maior consumo de água por habitante situam-se no Algarve: Lagoa, Loulé e Albufeira", pode ler-se numa publicação da Pordata publicada na rede social X (antigo Twitter).
De recordar que o Conselho de Ministros aprovou, na quinta-feira, uma verba de 26,65 milhões de euros para a adoção de medidas de eficiência e de aumento da disponibilidade de água no Algarve, para responder à "situação de alerta" causada pela seca na região.
Esta verba está inserida no conjunto de medidas de combate à seca previstas em duas resoluções que foram aprovadas hoje pelo Governo em Conselho de Ministros e que preveem também um montante de 200 milhões de euros para apoio excecional aos agricultores.
Em 2021, os três municípios do país com maior consumo de água por habitante situam-se no Algarve: Lagoa, Loulé e Albufeira. Descubra os outros municípios no site da Pordata, aqui:
— Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) (@ffms_pordata) February 7, 2024
"A situação atual no Algarve obriga à aplicação de medidas e ações extraordinárias que promovam uma maior eficiência, poupança e racionalização das reservas de água (superficiais e subterrâneas)", justificaram os ministérios do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e Alimentação, num comunicado conjunto.
As resoluções aprovadas pelo Conselho de Ministros colocam o Algarve em "situação de alerta" por seca e fazem a "atribuição de apoios para medidas extraordinárias com uma dotação orçamental indicativa de 26,65 milhões de euros", referiu o Governo.
Este valor inclui 12,4 milhões de euros para abastecimento público de água, 10 milhões de euros para o turismo, 350 mil euros para a agricultura e 2,9 milhões de euros para gestão, monitorização e fiscalização dos recursos hídricos, precisou.
Leia Também: Aprovados 26,6 milhões para aumentar disponibilidade de água no Algarve