Costa anuncia: Foi "atribuído o 1.° Abono de Família automático" (em 2h)

Primeiro-ministro explica que os pais receberam uma mensagem a perguntar se aceitavam o abono, logo após o nascimento da criança.

Notícia

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
16/02/2024 11:06 ‧ 16/02/2024 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Segurança Social

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta sexta-feira que já foi atribuído pela Segurança Social o primeiro Abono de Família de forma automática. O processo demorou duas horas. 

"Ontem [quinta-feira] foi atribuído o 1° Abono de Família automático pela Segurança Social. A criança nasceu, os pais receberam uma mensagem a perguntar se aceitavam o abono. Duas horas depois responderam afirmativamente. Atribuído", disse o primeiro-ministro numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter). 

A indicação do Governo era de que, a partir de abril de 2024, a atribuição do abono de família iria passar a ser automática, deixando de ser necessário os pais pedirem esta prestação à Segurança Social.

Segundo explicou Ana Mendes Godinho, no final do ano passado, a medida "significa que os pais deixam de ter de pedir o abono de família" uma vez que haverá cruzamento de dados entre a Segurança Social, com base na informação do Instituto dos Registos e Notariado, e os dados dos rendimentos declarados pelos pais.

"A Segurança Social fará só um passo intermédio, no fundo, vai comunicar à família que tem direito. Se a família valida os dados e confirma que quer receber o abono de família, a atribuição passa a ser automática", indicou Ana Mendes Godinho, considerando que "é das medidas mais impactantes do ponto de vista de transformação da Segurança Social".

Automático e reforçado: Tudo o que vai mudar no abono de família

Prestação será reforçada: Quanto? Para quem? Informe-se aqui.

Beatriz Vasconcelos com Lusa | 07:35 - 12/10/2023

Leia Também: "Acresce ao abono de família". Sabe como funcionam as majorações?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas