Inflação no Japão volta a abrandar em janeiro mas menos do que o previsto

O índice de preços no consumidor (IPC) do Japão subiu 2% em janeiro, em termos anuais, devido à redução dos preços da energia e a um menor aumento dos alimentos, anunciou hoje o Governo.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/02/2024 06:48 ‧ 27/02/2024 por Lusa

Economia

Japão

O aumento do indicador, que exclui os preços dos alimentos frescos devido à elevada volatilidade, seguiu-se aos registados em dezembro e novembro, de 2,3% e 2,5%, respetivamente, mantendo-se acima do objetivo de 2% para a inflação do Banco do Japão (BoJ).

Em comparação com o mês anterior, os preços mantiveram-se estáveis, de acordo com os dados divulgados pelo Gabinete de Estatísticas do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

A moderação do aumento dos preços dos produtos alimentares, 5,9%, contribuiu para o abrandamento da inflação no primeiro mês do ano.

A queda dos preços da energia, que levou a inflação a ultrapassar os 4% no início de 2023, quando os custos da energia dispararam devido à guerra na Ucrânia, é outro dos fatores que contribuem para o abrandamento do IPC do Japão.

O custo da eletricidade baixou 21% em janeiro, em termos anuais, enquanto o custo do gás baixou 15,3%.

Leia Também: Wall Street fecha em baixa a recuperar fôlego e à espera da inflação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas