Em 2023, o resultado líquido ajustado em conformidade com as novas normas contabilísticas foi "muito elevado" devido aos efeitos globais "muito positivos" da taxa de juro, num contexto de subida rápida dos juros, explica a Munich Re em comunicado, sublinhando que a previsão de 4.500 milhões de euros para o lucro em 2023 foi ultrapassada, depois de ter sido revista em alta pela segunda vez pelo grupo ressegurador.
O presidente executivo da Munich Re, Joachim Wenning, afirmou que o objetivo delineado para o lucro anual foi em 2023 "ultrapassado pela terceira vez consecutiva", tendo a resseguradora alcançado também um "desempenho sólido" em todos os segmentos de negócio.
A receita global de prémios, por sua vez, ascendeu a 57.900 milhões de euros em 2023, mais 4,5% face ao ano anterior, graças ao crescimento do negócio com os resseguros e ao desempenho da Ergo, a filial que controla os seguros vida e saúde.
"Com exceção dos riscos sistémicos, como a cibersegurança e as pandemias, a nossa apetência para cobrir os riscos existenciais das pessoas e das empresas está longe de estar esgotada", salientou o gestor.
Em 2023, a rendibilidade dos capitais próprios (RoE) da Munich Re atingiu os 15,7%, contra 20,2% no ano anterior.
Leia Também: Nvidia bate expectativas e regista aumento de 769% nos lucros