Sabe quanto rendem os depósitos em Portugal e como é que esse valor compara com os restantes países da zona euro? De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), a rentabilidade dos depósitos das famílias portuguesas é mais baixa do que a média do euro.
Aliás, os dados mais recentes mostram que a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu 0,18 pontos percentuais (pp) em janeiro de 2024, passando de 3,08%, em dezembro de 2023, para 2,90%.
"Esta foi a primeira redução desde setembro de 2022. O montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares totalizou 9588 milhões de euros em janeiro, o que constituiu um aumento de 34 milhões em relação a dezembro de 2023", revelou o BdP, no início da semana.
Este recuo em cadeia volta a afastar a remuneração pelos bancos portugueses da média dos países do euro, que em janeiro foi de 3,20%.
O bloco de países também registou uma redução em cadeia, ainda que menor, passando de 3,29% em dezembro, para 3,20% em janeiro.
Veja o gráfico do BdP:
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Salários? Este é o setor que paga menos (por mês) em Portugal