Dados de medidas sobre água usados por Bruxelas estão desatualizados

Os dados que levaram a Comissão Europeia a colocar Portugal em Tribunal por medidas inadequadas em relação a água e inundações estão desatualizados, considerou hoje o Ministério do Ambiente numa resposta à agência Lusa.

Notícia

© Gerardo Santos/Global Imagens

Lusa
04/02/2025 20:45 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Água

A avaliação feita pela Comissão Europeia reporta-se a dados recolhidos entre 2016 e 2021, disse o Ministério.

 

A Comissão Europeia considerou hoje inadequadas as medidas previstas por Portugal para fazer face às pressões sobre o meio marinho e espera informação sobre aplicação das diretivas da água e inundações.

Fonte europeia disse hoje aos jornalistas que os sete Estados-membros, como Portugal, que não apresentaram os planos estratégicos atualizados sobre a aplicação da Diretiva-Quadro Água e da Diretiva Inundações irão responder perante o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE), para onde o processo de infração foi remetido.

"No seguimento do Relatório publicado hoje sobre a aplicação da Diretiva-Quadro da Água e da Diretiva Inundações, o Ministério do Ambiente e Energia destaca que a avaliação feita pela Comissão Europeia se reporta aos dados de monitorização recolhidos entre 2016 e 2021", afirma o Ministério.

E acrescenta: "Embora publicado após o Pacto Ecológico, o relatório descreve, em grande medida, a situação anterior ao mesmo, não dando conta do impacto positivo das iniciativas inovadoras nele previstas".

Ou seja, medidas previstas no Pacto Ecológico Europeu, entretanto em vigor, foram aplicadas em Portugal e tal não foi tido em conta, segundo o Governo.

Leia Também: Bruxelas espera informação de Portugal sobre planos para água e inundações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas