Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

BCE mantém valor das reservas não remuneradas dos bancos

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter inalterada o rácio de reservas não remuneradas dos bancos, que continuam latentes nos balcões dos bancos centrais da zona euro, um ponto que é debatido porque atualmente favorece as instituições financeiras.

BCE mantém valor das reservas não remuneradas dos bancos
Notícias ao Minuto

19:28 - 13/03/24 por Lusa

Economia BCE

"O rácio de reservas aplicado para determinar as reservas mínimas a cumprir pelos bancos permanece inalterado em 1%. A remuneração das reservas mínimas também permanece inalterada em 0%", anunciou o banco central, em comunicado.

Um grupo de especialistas e deputados europeus, bem como o banco central alemão, pronunciaram-se a favor de um aumento no rácio de reservas obrigatórias não remuneradas, com o objetivo de reduzir a fatura de juros dos bancos centrais.

Além destas reservas obrigatórias não remuneradas, os bancos recebem uma taxa de 4% sobre a liquidez de que não necessitam e que 'estacionam' nos balcões dos bancos centrais da zona euro.

Um aumento das reservas não remuneradas não foi, assim, escolhida pelo BCE, que teve de decidir esta questão no âmbito de uma revisão do seu quadro operacional.

O contexto internacional mudou, desde os anos de baixa inflação que se seguiram à crise das dívidas soberanas de 2012, que levou à compra massiva de dívida pelo BCE, de forma a injetar liquidez na economia, permitindo reduzir os custos dos empréstimos e reanimar o consumo e os investimentos.

A elevada inflação registada nos dois últimos anos e a subida das taxas de juro para níveis históricos constituem uma situação nova, que levou o banco central a reduzir o seu balanço e a rever o quadro operacional.

O BCE irá reduzir a diferença entre a taxa de facilidade de depósito e a taxa principal de refinanciamento para 15 pontos base a partir de setembro, em comparação com os atuais 50 pontos.

As alterações do quadro operacional irão afetar "a forma como será disponibilizada liquidez do banco central, num contexto de diminuição gradual da liquidez excedentária do sistema bancário, ainda que esta permaneça significativa nos próximos anos".

"A finalidade do quadro operacional é orientar as taxas de juro de curto prazo do mercado monetário para níveis em consonância com as decisões de política monetária do Conselho do BCE", refere em comunicado.

A revisão do quadro operacional foi anunciada em dezembro de 2022.

Leia Também: BCE atualiza quadro operacional para aplicar a sua política monetária

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório