BdP atualiza orientações sobre planos de recuperação dos bancos

O Banco de Portugal publicou hoje a revisão do aviso relativo aos planos de recuperação exigido às instituições de crédito, que devem ser enviados anualmente ao regulador bancário até 30 de novembro.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
18/03/2024 17:09 ‧ 18/03/2024 por Lusa

Economia

BdP

Em comunicado, o Banco de Portugal (BdP) explica que revoga e revê o aviso "à luz dos desenvolvimentos regulamentares ocorridos nos últimos anos e da experiência entretanto adquirida com o desenvolvimento, implementação e avaliação dos planos de recuperação".

Segundo o supervisor, mantêm-se os objetivos de estabelecer elementos adicionais para os planos de recuperação, de definir procedimentos relativos ao reporte, manutenção e revisão, assim como de especificar os procedimentos de determinação de obrigações simplificadas na elaboração e reporte dos planos de recuperação.

As regras destinam-se "às instituições de crédito que não façam parte de um grupo sujeito a supervisão em base consolidada de uma autoridade de supervisão de um Estado-Membro da União Europeia, e que sejam sujeitas a supervisão pelo Banco de Portugal e às empresas-mãe na União Europeia de um grupo sujeito a supervisão em base consolidada pelo Banco de Portugal".

Mantém ainda a orientação de que os planos de recuperação devem ser remetidos ao BdP, anualmente, até ao dia 30 de novembro.

Os planos de recuperação têm como objetivo assegurar que os bancos podem restaurar atempadamente a viabilidade, mesmo em períodos de dificuldades financeiras graves.

Leia Também: BdP alerta para entidade sem habilitação para atividade financeira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas