A coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI) afirmou, na segunda-feira, que o relatório sobre o novo aeroporto "tem uma base muito sólida" para uma decisão e o presidente da Comissão de Acompanhamento disse não ter sido contactado pelo PSD.
"O decisor [que será agora o próximo Governo] tem, nas suas mãos, com este relatório, um relatório muito fundamentado que deixa muitas poucas dúvidas porque tem todas as respostas possíveis", disse Maria do Rosário Partidário, da Comissão Técnica Independente (CTI), em declarações aos jornalistas, depois de um encontro com António Costa.
O que diz o relatório da CTI?
A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas, mas apontou que Humberto Delgado + Santarém "pode ser uma solução".
Nesta solução, a comissão refere Santarém como "aeroporto complementar ao AHD (Humberto Delgado), mas com um número de movimentos limitado, não permitindo satisfazer a capacidade aeroportuária necessária no longo prazo", mas "teria a vantagem de permitir ultrapassar no curto prazo as condicionantes criadas pelo contrato de concessão, tendo ainda como vantagem um financiamento privado".
O relatório final está disponível no site aeroparticipa.pt.
Para quando uma decisão?
O PSD decidiu constituir um grupo de trabalho interno para analisar a localização do novo aeroporto de Lisboa, depois de ter acordado com o PS a constituição de uma CTI para fazer a avaliação ambiental estratégica.
O presidente social-democrata, Luís Montenegro, garantiu que a decisão será tomada "nos primeiros dias" de Governo.
Leia Também: Novo aeroporto. CTI reuniu-se com Costa para entrega de relatório final