A taxa de desemprego situou-se em 6,7%, valor superior em 0,1 ponto percentual face ao mês anterior, mas inferior em 0,2 p.p. ao período homólogo do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
"A taxa de desemprego situou-se em 6,7%, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao do mês anterior e ao de três meses antes, mas inferior em 0,2 pontos percentuais ao do mesmo mês de 2023", revelou o INE, no relatório sobre as estimativas mensais de Emprego e Desemprego dá conta dos dados provisórios de fevereiro.
Neste mês, registaram-se 359.400 desempregados, mais "2,1% face a janeiro" e "3,2%" em relação aos três meses anteriores. Contudo terá "diminuído relativamente ao período homólogo em 1,1%".
Número de desempregados aumentou em relação a dezembro de 2023
No que diz respeito aos dados definitivos de janeiro, fica claro que a população desempregada, um total de mais de 352 mil, aumentou relativamente ao mês anterior, "tendo-se mantido praticamente inalterada relativamente a outubro e diminuído por comparação ao mês homólogo (4,7%)".
"A taxa de desemprego situou-se em 6,6%, valor superior em 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, mas inferior em 0,1 p.p. ao de três meses antes e em 0,4 p.p. ao de um ano antes", refere ainda o relatório do INE.
Leia Também: Menos 33.400 desempregados em Espanha em março graças à Páscoa