De acordo com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a taxa de emprego dos homens, em Portugal, foi superior à das mulheres, em 2023.
Este mesmo resultado é indicador de uma outra situação, que diz respeito ao facto de Portugal ser um dos países da UE onde a participação de homens e mulheres no mercado de trabalho é mais equilibrada, segundo dados da Eurostat, Institutos Nacionais de Estatística e PORDATA.
Em 2023, a taxa de emprego dos homens em Portugal foi superior à das mulheres, com uma diferença de 5,6 pontos percentuais, menos 0,3 pontos percentuais em comparação com dados do ano de 2022.
Em 2023, a taxa de emprego dos homens em Portugal foi superior à das mulheres, com uma diferença de 5,6 pontos percentuais. Quando comparado com os 27 países da UE, Portugal foi o 7.º estado-membro onde esta diferença foi menor. A média europeia foi de 10,3 p.p.
— Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) (@ffms_pordata) April 2, 2024
Em dados gerais na União Europeia, a disparidade entre homens e mulheres é de 10,3. Portugal foi o 7.º Estado-membro onde esta diferença foi menor.
Grécia, Itália e Roménia são os países onde esta disparidade é mais acentuada, enquanto no polo oposto estão países como a Finlândia, Lituânia e Estónia.
A taxa de disparidade entre homens e mulheres no emprego avalia a diferença, em pontos percentuais, entre as taxas de emprego dos homens e das mulheres entre os 20 e os 64 anos.
Leia Também: Homens e mulheres têm sintomas diferentes de Covid-19, diz estudo