Mais de dois milhões de contribuintes já entregaram a declaração do IRS ao 16.º dia da campanha, que decorre até ao final de junho, de acordo com os dados atualizados esta terça-feira no Portal das Finanças.
Até às 1h29 desta terça-feira tinham sido submetidas 2.065.048 declarações do IRS, sendo a maioria (1.622.610) de contribuintes que no ano passado tiveram apenas rendimentos de trabalho dependente (categoria A) e/ou de pensões (categoria H).
Já as declarações de contribuintes com outras tipologias de rendimentos rondaram as 442.438.
Os primeiros reembolsos já começaram a cair na conta dos contribuintes, cumprindo-se assim o prazo verificado em anos anteriores - de mais ou menos duas semanas.
De referir que em ambos os casos os número incluem as cerca de 40 mil declarações que já tinham sido submetidas este ano e que dizem respeito a declarações de substituição ou a primeiras entregas de rendimentos relativos a anos anteriores - não integrando, por isso, a atual campanha de IRS.
Na campanha do ano passado foram liquidadas cerca de seis milhões de declarações do IRS, das quais 32,7% foram submetidas através do IRS Automático e 67,3% de forma manual.
O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina a 30 de junho, com a lei a determinar que as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto. O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Leia Também: Reembolsos do IRS já estão a (começar a) cair na conta dos contribuintes