Com o arranque da digressão europeia da ‘Eras Tour’ marcado para o dia 9 de maio, na capital francesa, pelo menos três mil ‘Swifties’ britânicos já terão sido alvo de fraudes relacionadas com a revenda de bilhetes para os espetáculos da cantora Taylor Swift, que estão esgotados no Reino Unido desde o verão passado.
O banco Lloyds Bank emitiu, esta quarta-feira, um "alerta urgente" aos seus clientes, tendo dado conta de que os fãs da norte-americana já perderam mais de um milhão de libras (mais de 1.100 euros) em esquemas fraudulentos para adquirir os tão desejados ingressos.
"Desde que os bilhetes foram colocados à venda em julho do ano passado, mais de 600 clientes denunciaram fraudes, um número significativamente maior do que em qualquer outro artista musical", apontou a entidade, em comunicado.
De acordo com a nota, cada vítima perdeu em média 332 libras (cerca de 387 euros), ainda que alguns casos as perdas tenham superado as mil libras (mais de 1.100 euros).
Uma vez que os resultados da análise se basearam nos dados dos clientes daquele banco, a entidade estimou "que em todo o Reino Unido tenham existido pelo menos três mil vítimas desde que os bilhetes foram colocados à venda".
"Mais de 90% dos casos relatados começam com anúncios ou publicações falsas no Facebook, que inclui o Facebook Marketplace. Uma procura no Facebook revelou que dezenas de grupos não oficiais foram criados, muitos com dezenas de milhares de membros, especificamente para pessoas que desejam comprar e vender bilhetes para concertos de Taylor Swift. Da mesma forma, o Facebook Marketplace possui diversas listagens de bilhetes em locais de todo o país", esclareceu o banco.
O Lloyds Bank analisou também as tendências de burla na revenda de bilhetes para a generalidade dos concertos, tendo concluído que o número de casos de fraude mais do que duplicou no verão passado, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que se traduz num aumento de 158%.
Além dos ‘Swifties’, fãs de artistas como Coldplay, Harry Styles e Beyoncé estiveram entre os grupos mais visados, tendo perdido em média 133 libras (cerca de 155 euros) nestes esquemas.
A norte-americana dará 15 concertos no Reino Unido, devendo passar oito vezes pelo palco do Estádio de Wembley, em Londres, assim como três vezes por Liverpool e Edimburgo, e uma vez por Cardiff.
Recorde-se ainda que Taylor Swift estrear-se-á em Portugal nos dias 24 e 25 de maio de 2024, no Estádio da Luz, onde se fará acompanhar pela banda Paramore. De acordo com a See Tickets, as portas abrem às 16h00 e o espetáculo, que terá uma duração de cerca de três horas, tem início pelas 18h00.
Além de 44 canções dos 10 álbuns editados, a artista tem por hábito incluir pelo menos dois outros temas, normalmente em acústico. Também já se fez acompanhar de convidados com os quais tem canções em comum, entre eles Phoebe Bridgers, Marcus Mumford, e até mesmo Ice Spice.
Leia Também: Ver Taylor Swift? Lisboa está entre cidades mais caras (eis os valores)