Sem contar com o efeito da cisão da filial de genéricos Sandoz, concluída no ano passado pela Novartis, o lucro líquido da empresa entre janeiro e março de 2024 aumentou 25% em relação ao ano anterior.
As receitas das operações contínuas da Novartis no primeiro trimestre foram de 11.829 milhões de dólares (11.102 milhões de euros), um aumento de 9,5%.
"A Novartis continuou [...] com o crescimento das vendas e a expansão da margem principal no primeiro trimestre", afirmou o presidente executivo da Novartis, Vas Narasimhan.
Relativamente ao ano completo de 2024, o fabricante de medicamentos reviu em alta as suas expectativas para o desenvolvimento das vendas líquidas e espera agora um crescimento entre um dígito e dois dígitos, quando anteriormente previa um aumento de meio dígito.
Quanto às receitas operacionais para o ano inteiro, a Novartis espera um avanço de dois dígitos para cerca de 16%, quando anteriormente esperava um crescimento de um dígito.
Por outro lado, o conselho de administração da Novartis propôs a nomeação de Giovanni Caforio, da Bristol Myers Squibb, como presidente do conselho de administração, em substituição de Joerg Reinhardt, cujo mandato termina no próximo ano e que será submetido à votação dos acionistas na assembleia-geral de 2025.
Leia Também: Tribunal de Contas valida criação da empresa TMP