Os contribuintes já entregaram mais de três milhões de declarações de IRS, segundo a informação mais recente disponível no Portal das Finanças.
Foram submetidas até às 1h24 desta quinta-feira 3.277.124 declarações do IRS, das quais 2.441.244 relativas a rendimentos de trabalho dependente e de pensões e 835.880de contribuintes com outras tipologias de rendimentos.
Atrasos nos reembolsos? "Não foi identificado qualquer problema"
Relativamente às liquidações, em resposta a questões da Lusa sobre eventuais dificuldades e atrasos neste procedimento referidas por alguns fiscalistas, fonte oficial do Ministério das Finanças indicou, na semana passada, não ter sido identificado qualquer problema.
"Não só não foi identificado qualquer problema nos processamentos de validação das declarações modelo 3 de IRS, como, efetivamente, até ao final do dia 22 de abril se registava um aumento de mais de 440 mil declarações validadas relativamente ao período homólogo do ano passado", sublinhou a mesma fonte oficial.
Assim, adiantou, naquela data tinham sido validadas 1.926.176 declarações, contra 1.484.318 no período homólogo de 2023.
O Ministério das Finanças indica ainda que "as declarações são submetidas a procedimentos complexos de validação da informação nelas constante, sendo esses procedimentos mais complexos quando o número de anexos da declaração é maior".
"Aquando da submissão da declaração modelo 3, o contribuinte tem logo disponível a respetiva prova de entrega", nota o Ministério das Finanças, acrescentando que "o facto de um contribuinte não conseguir aceder ao comprovativo da declaração modelo 3 significa apenas que essa declaração ainda não foi objeto do procedimento de validação".
A campanha de entrega da declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2023 iniciou-se a 1 de abril e decorre até 30 de junho.
Leia Também: IRS. Fisco não cobra valor inferior a 25€ e não reembolsa menos de 10€