A contrapartida oferecida pelo BBVA aos acionistas do Sabadell é de uma ação recém-emitida por 4,83 ações do banco catalão, segundo a oferta comunicada à Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola (CNMV).
A oferta do BBVA indica que esta contrapartida em ações seria equivalente a um preço em dinheiro de 2,12 euros por ação, a média ponderada da cotação das ações do Sabadell no trimestre anterior à oferta, acima da atual cotação do banco catalão, que fechou na quarta-feira em 1,805 euros.
O preço indicado pelo BBVA avaliaria o Sabadell em pouco mais de 11.530 milhões de euros, enquanto a sua capitalização atual é de cerca de 9.790 milhões de euros.
A oferta pública de aquisição, que visa a totalidade das ações do Sabadell, está condicionada à obtenção de uma aceitação de mais de 50% dos acionistas.
Em 30 de abril, o BBVA lançou uma proposta de aquisição do Sabadell, que foi rejeitada pelo conselho de administração do banco com base no facto de a oferta não solicitada "subavaliar significativamente" o banco e as suas perspetivas de crescimento como entidade independente.
Na sequência desta decisão, o conselho de administração do BBVA, reunido na quarta-feira, 08 de maio, decidiu lançar uma oferta pública de aquisição sobre o Sabadell, oferecendo aos acionistas as mesmas condições.
O BBVA realizará a troca de ações através da emissão de novas ações ordinárias, cuja subscrição será reservada aos titulares de ações do Sabadell.
"A concentração económica resultante da oferta deve ser notificada à Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência e requer a autorização expressa ou tácita da Administração espanhola".
Leia Também: Transportes Sul do Tejo. Adesão à greve superior a 90%