Numa altura em que o preço do gás europeu subiu mais de 10%, atingindo o nível mais alto do ano, e a fatura da luz a poder subir até 13 euros já este mês, os consumidores podem estar a entrar em junho com algum preocupação.
Mas mesmo que o cenário não seja o mais animador, há sempre forma de economizar energia no dia a dia.
Para tal, a empresa de comparação de preços de energia e telecomunicações Selectra dá 15 dicas de poupança de energia.
Da troca de iluminação à mudança de hábitos que podem estar a fazer a diferença ao final do mês, saiba quais as sugestões deixadas no site:
Eletricidade
Utilize os eletrodomésticos na capacidade máxima
A empresa dá conta de que deve utilizar a capacidade máxima dos eletrodomésticos. Desta forma, poupa eletricidade ao reduzir o número de utilizações da máquina de lavar roupa - ou outra -, se não fizer algumas máquinas 'só' porque precisa de algumas peças lavadas.
Não deixe os equipamentos em 'stand-by'
Carregar no botão na altura de desligar a televisão 'não basta', e, por isso, a empresa aconselha a que os equipamentos elétricos sejam desligados da tomada elétrica, evitando assim que fiquem em 'stand-by'.
Utilize lâmpadas LED
Apesar de ser um investimento, a troca de lâmpadas tradicionais por LED é muito importante. As últimas são mais caras, no entanto, segundo sublinha o site, são mais eficientes e duradouras, representando uma eventual poupança na ordem dos 80%.
Decore os espaços em tons claros
Também a decoração pode ajudar a poupar alguns euros, pintando as paredes de cores claras ou colocando espelhos perto das janelas para refletir a luz natural. Este tipo de cores mais claras têm propriedades refletoras e contribuem para um espaço mais luminoso.
Evite abrir a porta do forno quando estiver a cozinhar
Pode ser tentador abrir a porta do forno para ir 'controlando' o que tem a cozinhar, mas de cada vez que o faz perde-se cerca de 25% do calor - e para voltar ao calor configurado, gasta-se mais energia.
Para além disso, a Selectra deixa uma dica: "Se desligar o forno 10 minutos antes do tempo previsto, os alimentos acabam de cozinhar através do calor residual e consegue economizar energia."
Não coloque a comida ainda quente no frigorífico
Diz-se que a pressa é inimiga da perfeição, e na hora de cozinhar e poupar não só é deixada a dica acima, como outra em relação ao armazenamento dos alimentos. Para além do choque térmico na comida acabada de fazer, deve evitar guardar os bens alimentícios diretamente no frigorífico, já que "o eletrodoméstico necessitará de consumir mais energia para os arrefecer."
Não deixe o telemóvel a carregar a noite toda
Outra tomada para desligar: aquela que fica a noite inteira com o telemóvel ligado. Isto vai ajudar a poupar, já que mesmo com a bateria a 100% os aparelhos elétricos continuam a gastar energia.
E o gás?
Utilize utensílios que facilitem o processo de cozinhar
Pode parecer mais perigoso, perante uma utilização inadequada, mas usar uma panela de pressão permite poupar até 15% de energia.
Invista em isolamento térmico
No caso de ter um sistema de aquecimento a gás deverá investir num isolamento térmico, já que o calor gerado vai durar mais tempo, assim como evitar o desperdício de energia.
Não exagere no aquecimento
Deve climatizar apenas as divisões da casa que estão a ser utilizadas, e, ainda que estejamos a caminhar para o verão, quando chegar o inverno lembre-se de usar mantas e roupas quentes - ao invés de exagerar no calor.
Utilize as bocas do fogão adequadas
Se tem um fogão a gás e opta pelo bico maior para que a comida fique quente mais rapidamente, atenção - deve utilizar as adequadas. Para além disso, "os bicos mais pequenos consomem menos 10% de energia".
Não se esqueça da manutenção dos equipamentos
Se os aparelhos a gás estão a consumir agora mais energia do que quando adquiridos deve assegurar-se de que estes não estão a precisar de manutenção.
Opte por duches rápidos
Deve optar pelos duches mais rápidos, ao invés de banhos de imersão. A Selectra aponta ainda que se um duche for tomado em dez minutos, poderá ver o valor da fatura da energia a reduzir 6%.
Utilize a chaleira elétrica para aquecer água
É outro investimento, mas que no fim compensa. Se ainda aquece água no fogão, está na hora de arranjar uma chaleira elétrica, que gasta consideravelmente menos energia.
Leia Também: Eletricidade? Tarifas indexadas são as mais baratas para as famílias