Está prestes a ir de férias? Com o bom tempo à porta e a poucos dias do início do verão, é natural que o orçamento das famílias portuguesas aumente. Para ajudar na "gestão eficaz do dinheiro durante este período", a Nickel - uma instituição financeira de pagamentos - elaborou uma lista de seis dicas essenciais.
Estas seis dicas, que vão desde gerir o orçamento a escolher uma conta de fácil utilização, têm como objetivo "ajudar a evitar stress desnecessário e a garantir um período sem grandes preocupações", lê-se num comunicado enviado às redações.
Assim, deve começar por "gerir o orçamento", sendo fundamental "elaborar um orçamento detalhado que contemple todos os custos previstos para evitar surpresas desagradáveis e estabelecer limites para despesas extra".
Tenha também "dinheiro de reserva para uma emergência" de forma a "ajudar a não comprometer o orçamento, garantindo estabilidade financeira e tranquilidade numa altura marcada por despesas adicionais e possíveis imprevistos".
É importante que "conheça as formas de pagamentos locais" no sítio onde irá passar férias, nomeadamente se são aceites pagamentos com cartões de crédito/débito ou numerário, "para garantir uma viagem tranquila e financeiramente segura, permitindo um planeamento mais preciso".
"O acesso conveniente a numerário através do levantamento de dinheiro com facilidade e sem custos, dá a possibilidade de aproveitar as férias sem a preocupação de taxas elevadas ou dificuldades em encontrar caixas de ATM", explica a Nickel.
Deve também "escolher uma conta de fácil utilização" que "permite controlar e acompanhar transações de forma eficaz e fazer pagamentos e transferências com rapidez, flexibilidade e segurança".
Leia Também: Vai de férias? Dicas para não ser enganado no arrendamento de casa