De acordo com o centro de investigação económica europeia (ZEW), o índice de confiança do investimento do país situou-se em 41,8 pontos em julho, menos 5,7 pontos do que no mês anterior.
A última vez que este índice caiu foi em julho de 2023, quando passou de -8,5 pontos para -14,7 pontos, e desde então acumulou onze subidas consecutivas, embora no mês passado só tenha aumentado quatro décimas de ponto.
Por seu lado, a avaliação da situação económica atual melhorou 4,9 pontos em relação a junho, para -68,9 pontos em julho.
O presidente do centro ZEW, Achin Wambach, salientou que um declínio das exportações acima do previsto em maio, a incerteza política em França e a falta de clareza quanto à futura política monetária do Banco Central Europeu (BCE) contribuíram para o agravamento das perspetivas económicas.
Na zona euro, o índice de confiança dos investimentos também desceu em julho para 43,7 pontos, contra 51,3 pontos no mês anterior, enquanto a avaliação da situação atual aumentou 2,5 pontos para -36,1 pontos.
Leia Também: Bolsas europeias em baixa, à espera do índice ZEW de julho para Alemanha