Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Seguradora Hollard Moçambique acerta compra da Global Alliance Seguros

A seguradora Hollard Moçambique, que lidera em quota de mercado no país, comprou 100% do capital social da Global Alliance Seguros, outra das principais seguradoras nacionais, conforme aviso publicado hoje pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC).

Seguradora Hollard Moçambique acerta compra da Global Alliance Seguros
Notícias ao Minuto

11:07 - 22/07/24 por Lusa

Economia ARC

No aviso, a ARC refere que recebeu uma notificação, com efeitos a 08 de julho, "de operação de concentração de empresas" e que aguarda, durante 15 dias, "quaisquer observações sobre a operação de concentração em causa".

 

A operação "consiste na aquisição, pela Hollard Moçambique Companhia de Seguros, S.A. (Hollard Moçambique), de 100% do capital social da seguradora Global Alliance Seguros, S.A. (Global Alliance), formalizada através de um contrato de compra e venda celebrado a 28 de junho do ano corrente", lê-se no aviso.

O regulador recorda que a Hollard Moçambique, que segundo os últimos dados oficiais disponíveis ascendeu à liderança do mercado segurador em 2023, com 16,5% de quota, atua nos seguros gerais, incluindo incêndio, automóvel, aviação, acidentes pessoais, responsabilidade patronal, acidentes de trabalho, garantias e modalidades diversas, assim como à atividade de seguro do ramo Vida e à gestão de fundos de pensões.

A Global Alliance, sociedade anónima de direito moçambicano, dedica-se à atividade seguradora nos ramos Vida e Não-Vida, designadamente, seguros de vida, de acidentes pessoais, de acidentes de trabalho, de acidentes pessoais e doenças, de incêndio e elementos da natureza, de automóvel, marítimos, aéreos, de transportes e de responsabilidade civil geral.

A seguradora estatal Empresa Moçambicana de Seguros (Emose) liderava o mercado nacional, mas em 2023, segundo dados do seu relatório e contas, perdeu quota de mercado (ficou com 14,4%) para a Hollard, que ascendeu à liderança, e para a portuguesa Fidelidade (14,8%).

O mercado segurador de Moçambique conta com 19 empresas autorizadas e era liderado há mais de 40 anos pela Emose, criada dois anos após a independência nacional através da nacionalização e fusão das seguradoras Lusitânia, Tranquilidade de Moçambique e a Nauticus.

Leia Também: Faturação do grupo Decisões e Soluções sobe 50% no 1.º semestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório