A NOS anunciou hoje a compra de 20% da portuguesa DareData Engineering, especializada em projetos de inteligência artificial (IA).
O investimento feito pela NOS na entrada de capital da DareData não foi avançado.
"Vemos na DareData um parceiro de enorme potencial, com quem já temos uma relação consolidada e projetos bem-sucedidos", disse Miguel Almeida, em resposta por escrito à Lusa.
Sobre se a NOS admite reforçar a posição na DareData a médio prazo, o CEO referiu que, "nesta fase, não está previsto um reforço adicional no capital".
Já sobre comprar participações em outras empresas de IA, Miguel Almeida acrescentou que "a NOS está permanentemente a acompanhar empresas que desenvolvem soluções inovadoras".
"Continuamos atentos ao mercado de modo a, por um lado, dinamizar o nosso ecossistema de 'startups', nomeadamente empresas que tirem partido do potencial da tecnologia 5G, e por outro, estimular o desenvolvimento tecnológico de soluções que criem valor para os nossos clientes", afirmou.
Relativamente ao papel da inteligência artificial para o negócio do grupo, o gestor salientou que a IA "tem uma aplicação que neste momento é muito universal na atividade da NOS".
Por um lado, "permite gerar eficiências e desenvolver soluções que melhor se adequam às necessidades dos nossos clientes, sejam eles empresas ou famílias, na generalidade dos serviços que já prestamos", prosseguiu Miguel Almeida.
"Temos mais de 10 anos de experiência no uso da IA preditiva e prescritiva, nomeadamente no território do 'machine learning'" e as atividades com aplicação de IA na NOS "vão desde modelos de propensão comercial a modelos de otimização de consumo energético ou performance da rede", acrescentou.
Passam também, referiu, "por automação inteligente no suporte a cliente, tornando mais fácil e rápido o acesso à informação, e mais ágil a resolução dos seus problemas".
"O rápido desenvolvimento do 5G, tecnologia que lideramos, abre um conjunto de perspetivas de maximização do potencial da inteligência artificial, nomeadamente generativa. Através das nossas redes e de uma intensa atividade de inovação, temos materializado com sucesso diversas aplicações de IA com resultados materiais para a NOS e para os nossos clientes", concluiu.
Fundada em 2019, a DareData conta com uma equipa de mais de 40 especialistas em IA e dados e clientes em mais de cinco países, operando em vários setores.
Leia Também: NOS compra 20% da portuguesa DareData especializada em projetos de IA