Moeda dos Jogos Olímpicos à venda após rutura de 'stock'. Que se passou?

Uma moeda comemorativa com o valor facial de dois euros criou 'problemas' com compradores que tinham 'na mira' uma moeda de coleção no âmbito dos Jogos Olímpicos. Valores pagos já foram ressarcidos.

Notícia

© Imprensa Nacional-Casa da Moeda/ Site

Notícias ao Minuto
27/07/2024 18:24 ‧ 27/07/2024 por Notícias ao Minuto

Economia

Casa da Moeda

Os Jogos Olímpicos arrancaram esta sexta-feira, mas uma moeda comemorativa neste âmbito, com o valor facial de dois euros, já fez 'rolar' algumas queixas em Portugal, nomeadamente devido a uma rutura de stock.

 

Em causa está a moeda em homenagem à 'Equipa Olímpica Portugal 2024', que foi vendida através de canais da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) quando já não havia stock - devido "a um lapso na parametrização das condições de venda".

A moeda foi disponibilizada em três acabamentos - normal, BNC (brilhante não circulada) e 'proof' (prova numismática) - nas tesourarias do Banco de Portugal, nas quatro lojas físicas e na loja online da INCM. A disponibilização aconteceu também num "vasto conjunto de pontos de venda independentes, especializados em numismática, em todo o país".

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a INCM esclareceu que a situação em causa, que decorreu a 4 de julho, "diz respeito apenas um tipo de acabamento 'proof' num único ponto de venda - a loja online da Imprensa Nacional - Casa da Moeda".

Os três acabamentos terão sido colocados à venda neste canal perto das 9 horas e, às 9h18, "detetou-se que o sistema automático de controlo de stocks da versão em acabamento 'proof' não tinha atuado imediatamente, como deveria, assim que o limite de stock atribuído àquele canal foi atingido". Dada a situação, a "interrupção teve de ser forçada manualmente".

Segundo explicou ainda a INCM, a falha em questão teria sido "impercetível em circunstâncias normais". "Mas, àquela hora a procura era muito intensa, nos poucos minutos que passaram entre a deteção do problema e a sua resolução, alguns clientes conseguiram pagar as suas encomendas apesar de já não haver 'stock'", acrescentou.

A entidade garantiu ainda que o problema foi corrigido "assim que detetado".

E outras moedas?

Já esta semana, foi colocada outra moeda comemorativa à venda, respeitante ao Euro 2024. Perante a publicação no Facebook de que a 'Moeda Comemorativa UEFA Euro 2024' ia ficar disponível para venda, houve utilizadores que nas redes sociais que relembraram a situação da rutura de 'stock'.

"Ainda não fizeram os reembolsos de Equipa Olímpica e centenas de envios sem qualquer resposta, lançaram Ulisses e agora UEFA, não será melhor emitir comunicado para os colecionadores? Nem respostas às inúmeras reclamações!", escreveu um utilizador no Facebook, aconselhando: "Aprendam a dar preferência [de] 30 dias exclusivos para colecionadores e revendedores oficiais no mercado nacional, após os 30 dias deixem então todos os restantes países do Euro. Não prejudiquem mais o colecionador local, que vos leva um pouco de tudo".

Questionada pelo Notícias ao Minuto sobre se esta última venda registou algum problema, a Casa da Moeda deu conta de que "com a moeda da UEFA em 'prata proof', disponibilizada no dia 24, não se registaram quaisquer incidentes". Mas a entidade deixa o alerta: "As falhas podem ocorrer, por diferentes motivos, entre eles o facto de estarem mais de 5.000 clientes a tentar comprar o mesmo produto ao mesmo tempo, naquele ponto de venda, como é habitual nos dias de lançamento de moedas".

E a devolução?

Remetendo para os termos e condições da loja online, a Casa da Moeda destacou sobretudo que, "devido à levada procura nos dias de lançamento de moedas, podem ocorrer situações de rutura de stock", e também que, "em caso de cancelamento da encomenda por rutura de stock, o reembolso do valor pago pode ser efetuado até 30 dias".

Sublinhando o respeito e estima pelos colecionadores que "se viram privados da moeda" e reconhecendo o "desapontamento" com a situação, a Casa da Moeda clarificou ainda que, "à data de hoje, todos os clientes que compraram além da quantidade disponível na loja online foram já ressarcidos dos valores pagos, e o valor restituído pela INCM foi rigorosamente igual ao valor recebido em excesso".

"O facto de a moeda 'Equipa Olímpica Portugal 2024' ter registado uma procura invulgarmente elevada em todos os acabamentos, muito além do número habitual de colecionadores deste tipo de moedas, leva-nos concluir que se trata de uma excelente peça de numismática, da qual muito nos orgulhamos", rematou a entidade.

Leia Também: Moeda de 5 euros está aí, mas serve para pagar? Tudo o que precisa saber

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas