Se vai viajar para o estrangeiros, mas quer manter-se conectado à Internet para partilhar cada segundo da sua viagem nas redes sociais, ou com amigos e familiares, a DECO Proteste desenvolveu um guia com as melhores opções para alcançar esse objetivo.
Assim, pode escolher o melhor plano móvel em termos de adequação e custos, evitando gastos excessivos.
Para começar, importa recordar que os viajantes oriundos de países da União Europeia (UE) podem utilizar o serviço 'Roaming Like at Home' nos países da comunidade e em alguns do Espaço Económico Europeu (EEE) (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).
Este serviço permite aos utilizadores navegar na Internet e utilizar o seu telemóvel como se estivessem no seu país de origem, podendo, no entanto, a quantidade de dados disponível ser inferior à incluída no plafond habitual.
Neste caso, não é necessária nenhuma ação extraordinária para ativar o serviço, bastando utilizar o telemóvel como se estivesse no seu país de origem. Vale a pena, no entanto, monitorizar o consumo, para estar atento a possíveis gastos extra e eventuais limites do plafond.
Compre um cartão SIM no destino
Se a quantidade de dados de que necessita é bem maior, ou se vai para um país onde não está disponível o serviço 'Roaming Like at Home', poderá compensar comprar um cartão SIM local no seu destino.
Segundo a DECO Proteste, esta opção pode ser mais económica do que utilizar dados em Roaming, mas importa fazer uma pesquisa prévia para encontrar o melhor tarifário. É que alguns operadores já oferecem pacotes especiais de dados móveis no estrangeiro, para utilizar em países extra-UE (e fora da lista de países da EEE incluídos), como em Andorra, Suíça, Estados Unidos e Canadá.
Compensa pesquisar na Internet quais são os principais operadores de telecomunicações no seu país de destino, de forma a comparar planos de dados pré-pagos e sem fidelização.
A DECO Proteste assinala ainda que pode comprar um cartão SIM assim que chega ao seu destino, logo no aeroporto. Este serviço é mais prático, mas também pode ser mais caro.
E um eSIM?
Existe, ainda, a possibilidade de comprar um eSIM (cartão SIM eletrónico) online, antes da viagem, ativando-o assim que chega ao seu destino. Assim, escusa de estar a visitar lojas físicas ou a perder tempo em filas no aeroporto.
A DECO Proteste sugere os seguintes websites: Airalo, Holafly e Sparks. Uma vez na página web, selecione o seu país de destino, a composição do tarifário e, caso esteja de acordo, prossiga com a compra. Depois, é enviado um QR Code para ativação.
Os eSIMs também são vendidos por operadores locais online, portanto pode procurar essa opção antes da viagem. Fique aqui a saber como ativar um eSIM.
A DECO Proteste deixa ainda dicas para compras online e outras para utilizares os dados móveis de forma eficiente durante a sua viagem. São elas:
- Aproveitar o Wi-Fi gratuito, habitualmente disponível em hotéis, restaurantes, cafés e outros espaços públicos;
- Descarregue mapas offline, através de aplicações como o Google Maps;
- Dê prioridade a chamadas de áudio pelo WhatsApp e de vídeo, quando estiver ligado a redes Wi-Fi, para poupar dados móveis.
Leia Também: Vai de férias para fora? Relembre dicas para ajudar a poupar dados móveis