O ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz, recorreu às redes sociais para comentar a abertura de apoios a municípios no âmbito da melhoria dos transportes públicos.
"Facilitar a vida a quem anda de transportes públicos. Melhorar a comunicação e a interação com os utentes com sistemas dinâmicos e aplicações com funcionalidades diversas…", começou por escrever numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Sublinhando que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes já publicou o aviso que "abre as candidaturas", o responsável pela pasta das Infraestruturas e da Habitação, dá conta de que em causa estão 300 mil euros.
Facilitar a vida a quem anda de transportes públicos. Melhorar a comunicação e a interação com os utentes com sistemas dinâmicos e aplicações com funcionalidades diversas… Dando seguimento ao programa do Governo na área da mobilidade, o IMT publicou o aviso que abre as… pic.twitter.com/0IAQbDW8nq
— Miguel Pinto Luz (@miguelluz) August 16, 2024
"Dando seguimento ao programa do Governo na área da mobilidade, o IMT publicou o aviso que abre as candidaturas ao Apoio ao Desenvolvimento de Estratégia de Comunicação e Informação ao Público nos Transportes Público, através do Fundo de Transportes. Ao todo são 300 mil euros, a que se podem candidatar Municípios, Comunidades Intermunicipais, serviços municipalizados e operadores públicos municipais, operadores públicos e operadores privados", detalhou.
Na publicação, o ministro deixa ainda uma breve explicação sobre que trata este tipo de projetos. "Informação em tempo real, portais de mobilidade, motores de pesquisa de pesquisa de itinerários, cálculo de tempo e custo de viagem, consulta dos mapas de rede, horários, etc", escreve, dando conta de tópicos que podem vir a ser melhorados pelos municípios com este financiamento.
Leia Também: Passe ferroviário? Sindicatos pedem estratégia de transportes