Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 21º MÁX 34º

China lança inquérito 'antidumping' sobre determinados produtos lácteos da UE

A China anunciou hoje uma investigação 'antidumping' - venda abaixo do custo de produção - contra certas importações de produtos lácteos da União Europeia (UE), num contexto de tensões com Bruxelas sobre os veículos elétricos provenientes da China.

China lança inquérito 'antidumping' sobre determinados produtos lácteos da UE
Notícias ao Minuto

10:37 - 21/08/24 por Lusa

Economia China

A petição para investigar produtos lácteos europeus importados pela China foi apresentada em 29 de julho pela Associação da Indústria de Laticínios da China, de acordo com o ministério do Comércio chinês. As investigações vão incidir sobre os produtos importados entre abril de 2023 e março de 2024 e os "danos" que estas compras causaram ao setor chinês.

 

O processo vai analisar produtos lácteos como queijo fresco, requeijão e natas e os efeitos dos programas de subsídios atribuídos à produção de produtos lácteos na Irlanda, Áustria, Bélgica, Itália, Croácia, Finlândia, Roménia e República Checa.

"O Ministério do Comércio decidiu abrir um inquérito 'antidumping' sobre determinados produtos lácteos importados da União Europeia, com efeito a partir de 21 de agosto de 2024", lê-se no comunicado.

O procedimento visa uma série de subsídios concedidos no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) da UE.

Na terça-feira, a Comissão Europeia confirmou a sua intenção de impor taxas punitivas sobre automóveis elétricos fabricados na China, incluindo os da norte-americana Tesla, que tem uma fábrica em Xangai.

Bruxelas considera que os preços dos veículos chineses são artificialmente baixos devido a subsídios estatais que distorcem o mercado e prejudicam a competitividade dos fabricantes europeus.

Estas taxas, que podem atingir os 36%, substituem os impostos provisórios aplicados no início de julho aos veículos elétricos oriundos da China.

Pequim criticou a decisão e ameaçou com retaliações em várias ocasiões nos últimos meses.

O inquérito sobre os produtos lácteos deve estar concluído no prazo de um ano, mas pode ser prorrogado por seis meses, segundo o comunicado do ministério.

Pequim já tinha anunciado, em janeiro, que estava a investigar uma alegada infração à concorrência envolvendo bebidas espirituosas, como o conhaque, importadas da UE.

Em junho, lançou igualmente um inquérito 'antidumping' sobre as importações de carne de porco e de produtos à base de carne de porco provenientes da União Europeia, principalmente produzidos em Espanha, França, Países Baixos e Dinamarca.

Leia Também: Pode estar a consumir demasiados laticínios. Eis os sinais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório