A semana arranca com boas notícias para os condutores portugueses, já que está prevista uma descida dos preços dos combustíveis.
As previsões apontam para uma descida de 0,5 cêntimos por litro no gasóleo e 1,5 cêntimos por litro na gasolina.
Apesar disso, a previsão já foi de uma descida maior.
Na sexta-feira, o Governo decidiu descongelar parcialmente a taxa de carbono aplicada aos combustíveis rodoviários, com a alteração a entrar em vigor na segunda-feira, 26 de agosto. O impacto será de cerca de mais três cêntimos por litro ao preço dos combustíveis.
Estas previsões surgiram numa altura em que o preço médio do litro de gasolina em Portugal estava a custar 1,689 euros, enquanto o do gasóleo valia 1,53 euros, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). O preço final vai depender da marca e da localização dos postos de combustível.
Isto, de acordo com os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros".
Onde é que os preços são mais baratos?
Segundo os dados mais recentes da DGEG, estes são os postos de abastecimento mais económicos do país:
Preços dos combustíveis© DGEG
Leia Também: Governo descongela taxa de carbono e preços de combustíveis descem menos